sexta-feira, 27 de janeiro de 2012

Curso de Moleiro Júnior - Certrem

O Centro Regional de Treinamento em Moagem e Panificação Senador José Dias de Macêdo (Certrem), unidade do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial do Ceará (SENAI/CE) localizada no Cais do Porto, recebe, até 31 de janeiro, inscrições para o curso de Moleiro Júnior. São ofertadas 24 vagas para a 30ª turma do curso.
A formação oferece conhecimentos técnicos específicos da indústria moageira e desenvolve habilidades para o desempenho das atividades, procurando incrementar a produtividade diante das exigências de um mercado altamente competitivo.
O público-alvo do curso são profissionais vinculados a um moinho que desejam obter a qualificação de moleiro júnior. Para a inscrição, o profissional deve ser indicado pelo moinho de trigo para participação na fase preparatória, com carga horária de 560 horas. Exigem-se idade mínima de 18 anos e certificado de conclusão do ensino médio. Além da fase preparatória, o curso possui fase escolar com carga horária de 692 horas. A taxa de inscrição é de R$ 80,00. O investimento total do curso de Moleiro Júnior é de R$ 8.992. O valor pode ser pago em duas parcelas. A fase preparatória será realizada de 19 de março a 15 de junho. A fase escolar vai de 31 de julho a 30 de novembro. Os interessados devem obter a ficha de inscrição no Certrem.

Fonte.: CERTREM-SENAI

quarta-feira, 25 de janeiro de 2012

Trigo situação geral

 Situação geral – Nesta safra o produtor demorou a definir a área destinada ao trigo devido aos problemas de comercialização ocorridos nas safras anteriores, embora, no momento da semeadura os preços praticados no mercado já esboçavam alguma reação.
A semeadura da lavoura de trigo 2011 que compõe a safra 2011/12, foi concluída no mês de julho. Na maioria dos Estados produtores houve redução da área semeada e a concorrência com o milho segunda safra no Centro-Oeste e no Paraná teve colaboração significativa para o resultado. Apenas o Rio Grande do Sul apresentou um aumento mais significativo na área. O uso das variedades pão e melhorador tiveram participação destacada, passando de pouco mais de 35% semeados na safra anterior, para o patamar
acima de 90% na safra atual.  Em Santa Catarina a semeadura foi bastante lenta devido às condições climáticas, onde o excesso de chuvas atrapalhou o estabelecimento da lavoura.

Fonte.: Conab   


quinta-feira, 5 de janeiro de 2012

Trigo brasileiro

A pesquisa vem trabalhando em melhoramento genético para ofertar variedades com maior qualidade e alta força de glúten, demandadas pelo mercado. Hoje a exigência é por trigo com força de glúten (W) entre 230 e 280, para uso na panificação e o Brasil produz trigo com W entre 180 e 300. Com a nova regra, o cereal precisará ter W mínimo de 220 para ser classificado como tipo pão, que representa 70% da demanda nacional.As variedades existentes hoje vão atender a 60% da demanda no Rio Grande do Sul por trigo com W superior. Quanto ao trigo brando, ele acredita que a tendência é de que passe a ser produzido sob encomenda. Para o pesquisador, o Paraná está preparado para conviver com as novas regras, pois 95% de sua produção já é de trigo pão.

Fonte.: www.economia.ig.com.br