quinta-feira, 14 de outubro de 2010

Brasil amplia importação de trigo

As importações brasileiras de trigo cresceram cerca de 20 por cento de janeiro a setembro de 2010, para 5 milhões de toneladas, em relação ao mesmo período de 2009, mostraram dados do Ministério da Agricultura nesta quarta-feira.
E embora o Brasil esteja atualmente colhendo uma safra maior e de melhor qualidade, é provável que as compras no exterior sigam em alta nos próximos meses com o dólar nos patamares atuais, próximo de 1,65 real, perto do menor valor em mais de dois anos.
O Paraná, maior produtor brasileiro de trigo, colheu até esta semana cerca de três quartos de sua safra estimada em 3,2 milhões de toneladas -a produção oficialmente prevista para o Brasil é de 5,4 milhões de toneladas, contra 5 milhões na temporada passada.
A maior parte das importações do Brasil, que consome cerca de 10 milhões de toneladas de trigo por ano, vem da Argentina. Mas nos últimos anos o Paraguai e o Uruguai passaram a vender maiores volumes, diante de problemas na produção do tradicional fornecedor.
Além dos parceiros do Mercosul, que vendem o cereal livre de tarifas aos brasileiros, o Brasil também tem comprado o produto no hemisfério norte. Neste ano, aproximadamente 10 por cento do total importado teve origem nos Estados Unidos ou no Canadá.
Fonte: O globo

Nenhum comentário: