quarta-feira, 2 de fevereiro de 2011

Demanda do trigo puxa o preço

Os preços futuros do trigo se mantêm sustentados na Bolsa de Chicago. Havia uma preocupação de que a onda de protestos contra o governo no Egito comprometeria o abastecimento no país, maior importador mundial da commodity, mas os negócios não devem ser afetados. A perspectiva de demanda firme fez o contrato com vencimento em março encerrar o pregão de ontem a US$ 8,4075 por bushel, alta de 1,82%. Eventuais problemas no desembarque do trigo nos portos devem ser temporários, avaliam participantes do mercado, e a estatal de grãos egípcia continuará importando trigo no exterior. O cereal é usado para subsidiar a alimentação de 14,2 milhões de pessoas pobres no país.
O preço do milho caminhou na esteira do trigo e subiu 2,41% na bolsa americana. Os dois cereais costumam andar juntos porque ambos são usados na alimentação animal. A soja avançou 1,07%. A sustentação veio da incerteza quanto aos efeitos da irregularidade das chuvas nas regiões produtoras da Argentina, terceiro maior produtor da oleaginosa e o primeiro exportador de derivados. Além disso, a demanda global por soja segue firme.
A maioria das commodities agrícolas terminou o dia com ganhos. O dólar caiu frente a uma cesta de moedas e, quando isso ocorre, a demanda pelas matérias-primas cotadas na moeda americana tende a se fortalecer. Em Nova York, açúcar e café fecharam quase estáveis.
Fonte: Estadão.com.br

Nenhum comentário: