quarta-feira, 22 de julho de 2009

Colheita de trigo começa em Minas Gerais

A colheita de trigo em Minas Gerais está começando e as perspectivas são boas para o agricultor, segundo a Secretaria de Agricultura do estado.

De acordo com Lindomar Antônio Lopes, coordenador do Comtrigo - Programa de Desenvolvimento da Competitividade da Cadeia Produtiva do Trigo - a colheita do cereal em Minas deve ficar entre 90 e 100 mil toneladas e ainda assim o volume é insuficiente para garantir o abastecimento. Mas existe a perspectiva de manutenção do crescimento observado nos últimos anos, com a adesão, a cada ano, de um número maior de produtores. “O consumo anual de trigo pelas indústrias mineiras é da ordem de 400 mil toneladas, mas a tendência é de redução da distância entre o volume de produção e a demanda do cereal”, explica.

Lopes acrescenta que, além de ser uma boa alternativa como cultura de inverno, o trigo tem alcançado excelentes preços de mercado. Os produtores mineiros contam com a vantagem de colocar o trigo à venda durante a entressafra nacional, por volta de julho e agosto.

Segundo Lucas Aernoudts, presidente da Atriemg - Associação dos Triticultores em Minas Gerais - o trigo colhido na safra anterior alcançou a cotação máxima de quase R$ 600 a tonelada, para um custo máximo de R$ 400, e neste ano o valor de venda pode aumentar. “Desta vez a receita será menos afetada pelo custo de produção, porque o preço do adubo caiu, embora os demais insumos, como o diesel, continuem aumentando”, enfatiza.

Fonte: Revista GloboRural

Nenhum comentário: