terça-feira, 21 de junho de 2011

Área cultivada;sistema de cultivo e clima


Área cultivada – Nesta safra, de acordo com o segundo levantamento, a área cultivada deve alcançar 2.057,3 mil hectares, 4,3% menor que a área cultivada na safra 2010/11, que foi de 2.149,8 mil hectares.

Sistema de cultivo - A lavoura de trigo do Brasil é implantada basicamente pelo sistema de Plantio Direto, que atinge mais de 90% da área cultivada. Em Goiás, parte das lavouras são irrigadas.

Clima – A cultura do trigo necessita de uma variação de clima diferenciada da maioria das culturas de grãos. Na fase inicial do ciclo, a exigência é por temperaturas baixas, suportando bem as geadas moderadas, as quais favorecem o fechamento do ciclo vegetativo. Na fase de floração e granação a preferência é por clima com baixa umidade e temperaturas mais elevadas que diminuem o ataque de doenças e favorecem a qualidade do grão a ser colhido. Até o momento o clima é bastante favorável a implantação da cultura, com alguns problemas pontuais no Paraná, devido a escassez de umidade para a germinação do trigo.
Fonte: Conab - Nono levantamento - Junho 2011.

Nenhum comentário: