segunda-feira, 20 de junho de 2011

Efeitos da volta da Rússia como grande exportador de trigo


Diante de uma perspectiva (a safra ainda não foi colhida) de um “ano muito bom” para o trigo na Rússia, a cotação deste cereal, negociado na Bolsa de Paris caiu quase 5% para € 238,5/tonelada nesta segunda-feira. Esta foi a primeira reação à decretação do fim do embargo das exportações russas de trigo, decretadas em agosto passado diante da pior seca em 50 anos que devastou as safras daquele país e que fizeram as cotações internacionais subir mais de 75% nos últimos dez meses. Até aquela data a Rússia era o segundo maior exportador de trigo do Mundo, com exportações ao redor de 18,5 milhões de toneladas. As estimativas do USDA para as exportações russas desta temporada eram de 10 milhões de toneladas, mas os analistas russos estimam que, para 2011/12 o total das exportações pode atingir 20 milhões de toneladas. Além desta informação, também houve chuvas no norte da Europa, onde a seca estava dominando até recentemente. 
A Alemanha recebeu poucas chuvas e a previsão para os próximos três dias  mostra chuvas para o sudeste da Inglaterra, Alemanha e França, segundo os Institutos de Meteorologia europeus.
“No entanto, as incertezas ainda são grandes”, disse um operador da Toepfer, a maior empresa comercial de grãos do país, acrescentando que a produção alemã de trigo deverá cair de 14 para 22,8 a 23,3 milhões de toneladas nesta temporada. A Alemanha é o segundo maior produtor de trigo da Europa Ocidental, depois da França. “Deve-se notar que as áreas em toda a França Ocidental norte já estão praticamente perdidas e que a previsão indica chuvas não muito pesadas na maioria das áreas”, acrescentou,usando de cautela.
Fonte: ExpressoMT

Nenhum comentário: