segunda-feira, 20 de maio de 2013

Pão francês tem agora norma da ABNT


A Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) publicou a NBR 16170, que estabelece as diretrizes para avaliação da qualidade e classificação do pão francês. A norma saiu do forno depois de dois anos de trabalhos de uma comissão especial criada, no âmbito da ABNT, para estudar e propor um padrão para o produto. Participaram da comissão padeiros, representantes do SEBRAE e do SENAI e das entidades da cadeia do trigo, entre elas, a Associação Brasileira da Indústria do Trigo - ABITRIGO.
A proposta partiu da Associação Brasileira da Indústria de Panificação (ABIP), com o objetivo de padronizar a qualidade do pãozinho nas panificadoras de todo o País. Ela deverá facilitar o trabalho do panificador e o treinamento do padeiro, artesão responsável pelo pão quentinho de todo dia.
A NBR 16170 define atributos para as características externas (tamanho, crosta e aparência), internas (miolo) e sensoriais (aroma, sabor e textura) do pão francês. O pãozinho de boa qualidade não tem manchas ou bolhas, tem sabor e cheiro típicos e chega ao balcão da padaria no ponto certo de forno: crocante por fora e macio por dentro. Do jeito que o consumidor gosta.
"Com a aplicação da norma, ganham as indústrias moageira e de panificação e, também, o consumidor. A oferta de um pão de qualidade incentiva o consumo, o que traz benefício para toda a cadeia", afirma Luiz Carlos Caetano, assessor técnico da ABITRIGO, que participou das discussões para definir a NBR 16170.

Fonte. ABITRIGO





Nenhum comentário: