segunda-feira, 20 de fevereiro de 2012

Limite de micotoxinas já está em vigor para os moinhos

A partir deste mês de janeiro, os moinhos só podem utilizar trigo que esteja enquadrado nos limites máximos de micotoxinas estabelecidos pela ANVISA (Agência Nacional de Vigilância Sanitária). Entre essas micotoxinas, está a DON (Desoxinivalenol).
De acordo com a Resolução no 7, de 18 de fevereiro de 2011, o limite para o trigo é de 2.000 microgramas/kg. Para a farinha de trigo, o teto é de 1.750 microgramas/kg. Em 2014, esses limites deverão sofrer nova redução e, além da indústria de processamento, também o produtor passará a ser penalizado se o trigo que colocar no mercado superar os limites da lei.
Para evitar a exposição ao risco, a Associação Brasileira da Indústria do Trigo (ABITRIGO) recomendou a seus associados que incluam em seus contratos de compra de trigo, nacional ou importado, o certificado que garanta que o cereal tenha uma quantidade de DON inferior a 2.000 microgramas/kg.
A resolução da ANVISA, para a ABITRIGO, é uma medida de prevenção, na linha da saudabilidade, defendida pela entidade que reúne os moinhos.

Fonte. : ABITRIGO

Nenhum comentário: