sexta-feira, 17 de fevereiro de 2012

Panificação deve crescer mais de 10% em 2012

Com vendas de R$ 62,99 bilhões, o setor de panificação registrou um crescimento de 11,9% em 2011. A expectativa é de uma evolução também superior a 10% para 2012.
A informação é de Alexandre Pereira, presidente da ABIP (Associação Brasileira da Indústria de Panificação). O setor responde por 55% do consumo brasileiro de trigo.
Segundo Alexandre, a saudabilidade – bandeira também defendida pela ABITRIGO (Associação Brasileira da Indústria do Trigo) – é um dos caminhos para aumentar o consumo e sustentar o crescimento do setor, que vem se mantendo em dois dígitos nos últimos cinco anos.
“Nos últimos cinco anos, o consumo de pães no Brasil tem girado em torno de 33 quilos per capita ao ano, o que equivale a 1,5 pão por dia”, informa o presidente da ABIP. Esse volume, segundo ele, é bastante inferior ao de países europeus e de alguns vizinhos, como Argentina, que consome 76 quilos per capita, e Chile, com cerca de 90 quilos. Está abaixo, também do recomendado pela Organização Mundial de Saúde, que é de 60 quilos.
Uma das iniciativas para estimular o consumo, segundo ele, são dois projetos que tramitam no Congresso Nacional e que têm por objetivo desonerar o pão francês dos impostos federais. “Essa desoneração pode reduzir o preço do produto em até 5%”, afirma Alexandre.

Fonte.: ABITRIGO

Nenhum comentário: