segunda-feira, 13 de fevereiro de 2012

NOVA CLASSIFICAÇÃO DE TRIGO


Estabelecido através da Instrução Normativa nº 38, de 30/11/2010, do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA) um novo padrão oficial de classificação do trigo brasileiro vai entrar em vigor em julho de 2012. No Paraná, o plantio da nova safra de trigo começará em 11 de março de 2012 se estendendo até julho. A colheita vai de julho até dezembro e já deverá atender os requisitos da nova classificação.
O trigo foi dividido em cinco classes: melhorador, pão, doméstico, básico e outros usos. A classe "trigo brando" foi excluída com a entrada das novas classes doméstico e básico. O trigo destinado à moagem é classificado em classes e tipos.
Os principais requisitos de qualidade do trigo por classe são definidos em função de:
- Força do Glúten (W): está relacionada ao processo de fermentação da panificação. Na farinha de trigo o glúten forma uma rede que retém os gases produzidos na fermentação e sustenta o crescimento da massa;
- Estabilidade: ligada as propriedades de mistura da massa (quanto a massa de farinha de trigo e água resiste ao amassamento), sendo o valor expresso em segundos;
- Número de Queda ou Falling Number: Na prática indica o grau de germinação dos grãos de trigo. A presença de pequena parcela de trigo germinado prejudica todo o lote. Os lotes com atividade enzimática muito alta tem número de queda baixo tornando a massa pegajosa e reduzindo a qualidade. A indústria preconiza para a panificação número de queda igual ou superior a 250 segundos.
O trigo, para ser enquadrado na Classe Melhorador, deve atender os valores mínimos estabelecidos para Força do Glúten, Estabilidade e Número de Queda.
E para ser enquadrado em uma das demais classes (pão, doméstico ou básico), deve atender os correspondentes valores mínimos estabelecidos para Número de Queda e Força do Glúten ou Estabilidade.
Os principais requisitos de classificação física por tipo são definidos em função de:
- Peso Hectolitro (PH): a massa de 100 litros de trigo, expressa em quilogramas. Lotes-padrão giram em torno de 78 kg/hl. Todos os fatores adversos à lavoura fazem baixar o PH. A obtenção de PH alto significa maior rendimento em farinha na moagem, grãos mais cheios e que o plantio evoluiu bem. No entanto, o PH precisa ser combinado com o sucesso no resultado dos outros requisitos de qualidade para resultar num trigo mais valorizado;
- Limites máximos de tolerância de defeitos: indica os limites máximos aceitáveis de matérias estranhas, impurezas e de defeitos como ardidos e chocos.
As exigências da nova classificação ficaram maiores com o objetivo de aumentar a qualidade do trigo que chega aos moinhos e devem influenciar a escolha das variedades de sementes, as técnicas de manejo e principalmente a segregação do produto.
O consumo anual de trigo no Brasil é de aproximadamente 10 milhões de toneladas, dos quais 55% têm como destino a indústria de panificação, o que exige trigo da classe pão, com força de glúten (W) superior a 220 e inferior a 300 ou estabilidade farinográfica maior que dez minutos, um dos requisitos mínimos para a fabricação do pãozinho francês. O valor mínimo da força de glúten para o enquadramento na classe pão passou de 180 para 220.
O novo padrão de classificação serve principalmente para definir os critérios de qualidade do trigo nas políticas públicas de apoio à comercialização do governo federal previstas na Política de Garantia de Preços Mínimos (PGPM) como as Aquisições do Governo Federal (AGF) e leilões de Prêmio de Escoamento da Produção (PEP).
Fonte: ABITRIGO

Nenhum comentário: