segunda-feira, 21 de setembro de 2009

Abima fecha parceria para dar agilidade à avaliação da farinha de trigo

A Abima - Associação Brasileira das Indústrias de Massas Alimentícias - acaba de fechar uma parceria com a Foss, empresa dinamarquesa especializada em equipamentos para análises de alimentos e bebidas. O acordo prevê condições diferenciadas para que os associados tenham acesso auma avançada tecnologia de avaliação da farinha de trigo, com métodos eficientes e rápidos.
Durante a seleção da farinha de média e alta qualidade são observados alguns fatores de qualidade - como o teor de umidade, de cinzas, de proteínas, de glúten úmido, de glúten seco entre outros. Em geral, a escolha da melhor matéria-prima para a fabricação de cada tipo de produto depende de uma avaliação realizada para duas ou três das características que se pretende verificar, cujo laudo leva no mínimo duas semanas para ser emitido. Com o equipamento NIR - Near Infra Red Spectroscopy, que significa espectrômetro de infra-vermelho) da Foss - os resultados estão disponíveis em apenas 45 segundos.
Nos termos da parceria, a Foss já desenvolveu 12 curvas de calibração específicas para teores de proteína, umidade, força do glúten, dentre outros, baseadas em seis lotes de amostras de farinhas utilizadas na indústria brasileira e que foram cedidas à Abima. O desenvolvimento destes gráficos, essenciais para análises apuradas, normalmente custa em torno de US$ 3 mil cada, mas será fornecido diretamente aos associados que adquirirem o NIR via Abima. “É mais uma maneira de assegurar preços acessíveis e que um número maior de empresas possa aperfeiçoar seus processos produtivos”, afirma Claudio Zanão, presidente da entidade.
Fonte: Globo .com

Nenhum comentário: