quinta-feira, 24 de setembro de 2009

Paraná reduz previsão de safra de trigo após chuvas

SÃO PAULO (Reuters) - O governo do Paraná reduziu a estimativa de safra de trigo do Estado em 2009 para 2,77 milhões de toneladas, ante 3,17 milhões de toneladas na previsão de agosto, por conta das chuvas excessivas que danificaram as lavouras, informou nesta quinta-feira o Departamento de Economia Rural (Deral).
O Paraná, maior produtor brasileiro de trigo, esperava colher antes das chuvas dos últimos meses uma safra recorde de 3,5 milhões de toneladas, informou o Deral.
No ano passado, o Estado colheu 3,2 milhões de toneladas.
"O problema foi a chuva", afirmou o agrônomo do Deral Otmar Hubner.
Ele explicou que a elevada umidade, que provocou doenças fúngicas, reduziu a produtividade da safra.
Hubner disse ainda que, no volume que o Estado espera colher, de 2,77 milhões de toneladas, ainda haverá trigo com problemas de qualidade devido às chuvas no grão que está em época de colheita.
"Nós consideramos triguilho (de baixa qualidade) como trigo", acrescentou Hubner, explicando que o volume de trigo de qualidade inferior só poderá ser sabido quando toda a colheita for finalizada.
Até a última segunda-feira, o Paraná havia colhido 32 por cento de sua safra estimada. Mais da metade das lavouras estão em maturação, o que eventualmente pode resultar em mais perdas, no caso de as chuvas continuarem.
Uma menor produção no Paraná, que normalmente produz mais de metade do trigo do Brasil, deve elevar a necessidade de importação do cereal pelo país, que compra cerca de metade de suas necessidades anuais no exterior.
SOJA E MILHO
De acordo com o Deral, o Paraná (segundo produtor de soja do Brasil) poderá colher uma safra 2009/10 recorde de 13,1 milhões de toneladas, ante 9,3 milhões de toneladas na temporada passada, quando a seca afetou a produtividade das lavouras.
O Deral manteve praticamente inalterada a previsão de safra de soja do Paraná, na comparação com a previsão de agosto.
O plantio da soja deve começar em outubro no Paraná.
A produção de milho (primeira safra) do Estado foi estimada em 6,94 milhões de toneladas, ante 7 milhões de toneladas na previsão de agosto e contra 6,5 milhões de toneladas no ano passado.
Os agricultores paranaenses já plantaram cerca de 30 por cento da primeira safra de milho, segundo o Deral.
Fonte: O globo.com

Nenhum comentário: