quarta-feira, 23 de setembro de 2009

Commodity Agrícola - Camex mantém tarifa de importação do trigo

A Câmara de Comércio Exterior (Camex) manteve nesta terça-feira (22/09/09) a alíquota do imposto de importação de trigo para países de fora do Mercosul, após analisar pedido do Ministério da Agricultura de elevação da tarifa.
O ministro da Agricultura, Reinhold Stephanes, afirmou a jornalistas, ao deixar a reunião em Brasília, que o órgão avaliou o assunto, mas decidiu aguardar um pouco mais para uma eventual mudança.
Segundo ele, se houver movimentação maior no mercado em relação a pedidos de importação de trigo de países de fora do bloco, há a possibilidade de que o imposto de importação suba dos atuais 10 por cento para 35 por cento.
Antes da reunião, Stephanes havia dito que o ministério encaminhou um pedido para a elevação da tarifa, com o objetivo de proteger os produtores de trigo nacionais de eventual competição desigual por parte de trigo subsidiado vindo de outros lugares do mundo.
A movimentação do ministério marca uma mudança grande no governo sobre a tarifa, já que há poucos meses a Camex avaliou a possibilidade de reduzir o imposto, principalmente devido à quebra na safra argentina, que tradicionalmente abastece o Brasil.
Desde então, no entanto, praticamente todos os grandes produtores mundiais registraram boas safras, o que levou a um forte aumento da oferta global e à queda nos preços.
Além disso, o Brasil está colhendo nesse momento a safra local de trigo, e produtores enfrentam cenário de preços deprimidos.
“A discussão é um aumento da alíquota de importação de trigo. Nós temos uma safra sendo colhida e é importante proteger essa safra. Hoje é 10 por cento a alíquota, é muito baixa em função do subsídio de outros países“, disse Stephanes.
Grupos técnicos do governo vão avaliar a questão nas próximas semanas e acompanhar o comportamento do mercado.
Fonte: Commodity Agrícola

Nenhum comentário: