quarta-feira, 21 de outubro de 2009

Plantio e colheita de safras atrasados no Estado (PR)

As fortes chuvas que caíram nos últimos 30 dias atrasaram o plantio das safras de soja, milho e feijão, além da colheita de trigo no Paraná. A confirmação veio no último relatório mensal de desenvolvimento de culturas, cuja prévia foi divulgada ontem pelo Departamento de Economia Rural (Deral) da Secretaria da Agricultura e do Abastecimento do Paraná (Seab).
A situação mais preocupante continua sendo a do trigo. O excesso de umidade vem dificultando a germinação, gerando quebra de produção e de qualidade dos grãos.De acordo com o relatório do Deral, até anteontem, 71% do trigo plantado na atual safra tinha sido colhido. Em 2008, na mesma época, a porcentagem era de 76%. Já o plantio de soja foi realizado em apenas 13% da área prevista para esta safra.
No ano passado, a área plantada, na mesma data, já era de 22%. No caso da primeira safra de milho, a área este ano é de 69%, ante 82% em 2008. Já o feijão está com 71% do previsto já plantado no ano passado, o plantio chegava a 78%.Segundo o engenheiro agrônomo Otmar Hubner, do Deral, o atraso nos plantios ainda não compromete as safras e não leva, por enquanto, a previsões de quebra.
“Ainda dá tempo para plantar”, avalia. A única preocupação, explica ele, é no caso da safra de soja. “Quanto mais ela demora, mais vai atrasar o plantio do milho safrinha”, alerta.
A segunda safra ou safrinha de milho, plantada na mesma área da soja, deve acontecer até fevereiro, para evitar que a cultura seja surpreendida pelo frio e, principalmente, por geadas.Para Hubner, o excesso de chuvas logo no início do plantio também provoca erosão em algumas lavouras. No caso do trigo, o que a umidade excessiva provocou foram mais doenças, além da germinação de grãos na espiga tudo isso compromete a qualidade do produto.
Os fatores levaram a Seab, já em setembro, a prever uma quebra de safra de 21%, reduzindo a previsão de produção de 3,5 milhões de toneladas para 2,77 milhões de toneladas.
Fonte: Paraná Online

Nenhum comentário: